quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Linepithema humile (formiga argentina)

Nasceu a minha primeira operária de Linepithema humile. Depois de ter nascido as outras operárias, decidi coloca-las em um mini formigário




Depois de três dias, mais operárias:

 Já forneci o alimento de gelatina + albumina, mais uma drosophila
( LINK: https://goo.gl/8RYz9Y):





Pachycondyla e sua pupa

Finalmente uma das larvas de nossa rainha Pachycondyla virou pupa:



Crematogaster


      Essa espécie é muito comum no nosso território brasileiro, vivendo em parques, bosques e florestas. É identificada devido as suas características morfológicas ( abdomem em formato de coração e cabeça redonda), e também caracterizada pela sua mordida, pois é uma das mais dolorosas.





Ovos:

      Nuca tive a experiencia de ter essa colonia. Pode ser uma espécie muito comum, mas por algum motivo em minha cidade dá para contar nos dedos quantas colonias eu avistei até agora. É uma colônia fácil de manter por ser onívora.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Acromyrmex

      A Acromyrmex (mais conhecida como formiga cortadeira ou quenquém), é uma espécie de formigas totalmente diferente das outras. Por sua vez, cultiva, se alimenta e usa de abrigo um fungo em seu pequeno formigueiro. Esse fungo depende dessas formigas para se alimentar e sobreviver, na sua alimentação será fornecido pequenos pedaços de folhas.
      Essa Espécie está presente em quase toda a América. Sua morfologia também irá se diferenciar, com a presença de espinhos em seu corpo e também, a variação de tamanho entre as operárias. Fácil de se manter, só precisaremos de três potes transparentes (Um para lixo, um para manter o fungo junto com a colonia e outro para a caixa de coleta):
      Em minha cidade ocorreu uma revoada desse gênero no dia 08/12. Algumas indicaram um bom desempenho,outras um desempenho médio e outras, um desempenho ruim:

      1- Eu escolhi manter essas duas rainhas juntas, e não só a produção de ovos dobrou, como também ocorreu o crescimento acelerado do fungo:

 Ovos:

Fungo:

2- Essa rainha já possui um pequeno bolo de fungo e ovos:

3- Essa rainha até agora colocou apenas os ovos (nada de fungo)

4- Com essa rainha, ocorreu apenas o aparecimento de ovos:



5- Essa rainha também até agora apenas ovos:

 Ovos:

6- Essa rainha não obteve nenhum resultado, nem ovos e nenhum fungo:

Estou aguardando o crescimento do fungo das que deram certo. Irei doar um pequeno pedaço para as rainhas que não conseguiram desenvolver o mesmo fungo.



segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Um empurrão na Camponotus rufipes

      Capturei essa rainha C. rufipes e tive que dar uma pequena "ajuda" na produção de ovos. A rainha chegou a arrancar suas asas, mas nada de produzir ovos.



      Essa rainha sempre limpava suas patas e as suas antenas, também a parte final de seu abdome ( indicando sinais de fertilização). Então tive uma ideia que estimularia a produção de ovos da rainha. Forneci um ovo da minha outra Camponotus (postada recentemente LINK: https://goo.gl/4xpEXL), e ela o aceitou e começou a cuidar como se fosse o seu:


       Então depois de algumas horas a rainha iniciou a sua própria produção de ovos.

      Percebam a diferença do tamanho dos ovos. O ovo numero 1 é o ovo que foi fornecido a rainha, os ovos numero 2 são os ovos produzidos por ela mesma.


Agora descobrimos que podemos estimular a rainha a produzir ovos, fornecendo ovos de espécies iguais ou semelhantes, Com a presença desse ovo a rainha pode ter se sentido mais segura no local para iniciar uma colonia. Provavelmente para que esse método funcione, é preciso que a a rainha esteja fecundada.

domingo, 11 de dezembro de 2016

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Camponotus

      Essa espécie está distribuída praticamente em todo o mundo. Mais conhecida como formiga doceira ou carpinteira.
      Uma ótima espécie para quem está começando neste tipo de estudo. Além de ser fácil de se lidar, não possui uma evolução muito rápida (uma evolução fácil de ser controlada). Muito agitadas, bonitas e coloridas.
      Apresento aqui a minha rainha Camponotus. Estou em duvida em Camponotus substitutus ou uma Camponotus punctulatus. Só saberemos com certeza quando vier as suas primeiras operárias.