quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Pachycondyla e seu lixo

      Minha Pachycondyla escolheu sabiamente aonde jogar os resto de insetos mortos, longe de sua toca. Algumas rainhas minhas de Pachycondyla mantiveram o seu lixo dentro de sua toca, achei legal que o lixo seja depositado para fora de sua moradia, pois com isso, a aparição de fungos dentro do ninho será ainda mais difícil.




terça-feira, 29 de novembro de 2016

Pachycondyla e seus bebês (larvas)

      Minha pachycondyla realizou a sua evolução finalmente !!! Depois de esperar por muito tempo, suas primeiras larvas vieram a aparecer, está na hora de triplicar a quantidade de alimento :D







segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Solenopsis invicta

Solenopsis invicta


      Encontrei essas duas rainhas juntas debaixo de vasos de planta aqui em casa (capturadas dia 14/11/2016). Escolhi separa-lás pois são muito agressivas e poderiam brigar pelo posto de rainha. Um outro motivo também foi por não possuir outras rainhas ou outras colonias dessa espécie.

Eu não tinha nenhum pote para coloca-lá, então improvisei um pedaço de mangueira transparente.





Essa aqui em baixo, é a outra rainha encontrada junta com a anterior


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Gnamptogenys striatula

Gnamptogenys striatula

      Essa espécie de formiga foi recentemente descoberta, encontrada no sudeste do Brasil. Estão geralmente dentro de florestas úmidas, se abrigando em madeiras podres, troncos de arvores, por de baixo de pedras e detritos.
      São formigas predadoras, se alimentando de outros insetos. Nunca tive a oportunidade de manter uma colonia dessa mesma espécie, e já começamos bem com uma rainha fecundada.




Observem o ovo perto de suas mandíbulas:


Oque á lá fora? (pachycondyla)

Na hora de alimentar a Pachycondyla,eu provocava um pequeno estresse nessa minha rainha. Então fiz esse "pequeno quintal", agora coloco o alimento na porta de sua toca e ela sai para coletá-lo.

Fotos da rainha cuidando de seus ovos:



Para a nossa rainha não ficar estressada com a luz, coloquei o pote de tic tac comum, dentro de um outro pote de tic tac maior de cor vermelha:

A sua toca ficará distribuída dessa forma no pote:

Coloquei esses pequenos pedaços de tubo nos lados do pote para futuros formigários:


Eu preferi usar a tampa com uma abertura centralizada. Optei pelo uso da tampa pois os cortes das mangueiras iriam facilitar com que as pachycondylas consigam escalar. e assim ocorrer fugas (Pachycondylas não conseguem escalar paredes lisas):